VOLTAR

27380.png

Naturologia

O que é a Naturologia?
 
A naturologia é orientada pelas ciências biológicas, humanas sociais e por práticas terapêuticas que mantém a relação dos processos biológicos, psíquicos, mentais, espirituais, ambientais e sociais, tendo uma compreenção multidimensional e singular, a qual observa e considera os múltiplos aspectos do processo de cuidado humano.
 
A terapêutica se dá pela reorganização e restabelecimento do equilíbrio do organismo, sendo uma forma de prevenção de agravos e doenças, e de promoção da saúde, de modo a promover, manter ou melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos.
 
A Naturologia embasa-se em um conjunto de diferentes sistemas terapêuticos (Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Ayurveda, Medicina Antroposófica e Medicina Vibracional) e sendo sua formação voltada para o olhar ampliado, abordando os muitos aspectos que envolvem o processo de vida-saúde-doença.
 
O naturólogo considera o indivíduo tratado como interagente e não paciente, pois ele participa ativamente do processo de cura. A relação de interagência valoriza o cuidado humanizado, a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a autonomia da pessoa que está sendo tratada. A Naturologia respeita a complexidade do indivíduo, reconhecendo que cada um é unico, assim como o processo de saúde-doença e o tratamento que será empregado.


Este modelo de relação é denominado interagência, e nele o naturólogo age como um facilitador do processo de restabelecimento do equilíbrio e, consequentemente, da saúde e bem-estar.